quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

[RESENHA] "QUERIDO DANE-SE", DE KÉFERA BUCHMANN

Nome: Querido Dane-Se
Autora: Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Onde comprar: Buscapé

Livro enviado como cortesia pela editora
Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela.

Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma.

"Querido Dane-se" é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.


Aqui temos Jussara, que prefere ser chamada de Sara, uma mulher de vinte e seis anos que não está muito satisfeita com os rumos de sua vida. Sara é uma estilista que trabalha como costureira e seus três maiores sonhos são abrir o próprio ateliê, conhecer Paris e iniciar uma família antes dos trinta anos. Suas frustrações tem início após o término com Henrique, o cara que foi seu namorado por três anos e que pôs um fim relacionamento através de uma mensagem no WhatsApp sem nenhuma explicação.

Seguindo o conselho de sua terapeuta, Sara começa a escrever um diário contando sobre seus sentimentos e os acontecimentos do dia a dia. Tão perto de completar trinta anos, ela insiste que até lá deve conseguir um marido, do contrário ficará para titia. Seu desespero em nada ajuda na busca por um novo namorado, uma vez que há sempre algo de errado com os homens que ela encontra. Isso não vai impedi-la de seguir procurando por um amor verdadeiro, mas Jussara vai descobrir que antes de encontrar sua cara metade, ela deve primeiro se encontrar.
“Eu não me sentia capaz, não me sentia o suficiente. Era como se eu sempre precisasse de algo para preencher uma lacuna. Como se eu sozinha não me bastasse.”
Vou ser sincera e dizer que esse livro pouco me agradou. Ainda não consigo me decidir se a narrativa é um tanto parada ou do tipo que corre muito rápido, isso porque tive a impressão de que muitos acontecimentos ficavam se repetindo, com algumas diferenças apenas. A história conseguiu me prender por um momento ou outro, mas a maior parte da leitura foi arrastada, do tipo que você vai se obrigando a continuar para ver onde a história vai dar.

Já não acompanho tanto o trabalho da Kéfera, mas eu costumava assistir bastante aos seus vídeos quando o canal 5inco minutos não era tão conhecido pelo público. Com base nisso penso que a protagonista Jussara tem um pouco da personalidade animada de sua criadora. Inclusive toda vez que eu imaginava a personagem e sua voz, era Kéfera que vinha a minha mente.

Jussara é muito apegada à ideia de formar uma família antes do trinta anos e sempre este envolvida em longos relacionamentos, por isso nunca teve um tempo para si mesma. Para uma mulher tão independente e com ideais atuais, era frustrante vê-la correndo atrás de homem a todo o momento.

Por todas essas atitudes achei que o final seria bem óbvio, mas conforme as últimas páginas vão chegando, a personagem protagonista passa por grandes mudanças em sua vida e com isso vai se descobrindo, então o desfecho acabou indo por um caminho totalmente diferente do que eu tinha imaginado. Isso, no entanto, não significa que o final me agradou. Jussara passou a maior parte do livro desejando uma coisa e quando finalmente conseguiu, ela desistiu disso como se fosse um simples desejo passageiro e seguiu uma linha de pensamento que apareceu lá pelas últimas e que não me convenceu.
“Então me dei conta de que não entrava em contato comigo havia muito tempo. A garota que era apaixonada por desenhar roupas, comer molho de tomate puro, tomar banho de chuva mesmo no frio, deitar no chão no fim da tarde para tomar sol... Fazia tempo que eu não olhava para as vontades dela...”
Eu tentei me divertir, mas a verdade é que “Querido Dane-Se” não funcionou comigo. A narrativa é bastante clichê até para mim, que costumo não me importar tanto com isso, cheia de coincidências muito óbvias. O jeito atrapalhado e azarado para protagonista é exagerado demais e vê-la dar as costas para um sonho que ela repetiu em cada capítulo foi irritante.

Kéfera é uma mulher muito inteligente, afinal começou do zero como mais uma entre tantas youtubers e chegou a um alto patamar, reconhecida pelo público e realizando seu sonho de ser atriz. Acredito que ela tem sim capacidade de melhorar sua escrita e só posso esperar por um próximo romance muito melhor.
“[...] Mas e a Sara? Sabia do valor dela mesma?
Quem é você, Sara?”

2 comentários:

  1. Eu até curtia a Kéfera mas aos poucos fui pegando 'nojinho' dela e n consigo gostar de nada que a envolva!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho muito o que dizer sobre ela, mas achava os vídeos (pelo menos os primeiros) bem legais.

      Excluir