segunda-feira, 12 de outubro de 2015

[RESENHA] "A APOSTA", DE VANESSA BOSSO

Nome: A Aposta
Autora: Vanessa Bosso
Série: Aposta (#01)
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Buscapé

Livro enviado como cortesia pela Novo Conceito
A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo.

No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador, daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina?

De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor?

Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.

Nina Albuquerque é uma jovem bonita e de pavio curto, que entrou para o terceiro ano do Colégio Prisma depois de ser expulsa de sua antiga escola após ser pega em flagrante destruindo o carro de um professor.

Alexandre “Lex” Heinrich é bonito, charmoso e cheio de si. O típico garoto popular que é desejado por muitas meninas e claro que toda essa atenção só faz crescer o ego do rapaz.

Quando Lex destrói sua preciosa moto em uma brincadeira perigosa e seus pais se recusam a pagar o conserto, seu melhor amigo, Gancho, tem uma ideia de como eles podem facilmente conseguir esse dinheiro. No entanto não é uma ideia com a qual Lex esteja animado, muito menos que acredite ser assim tão fácil.

A ideia? Uma aposta – atividade que no Prisma é mais frequente do que você imagina. O alvo? Nina. Sim, sendo uma das alunas mais novas e mais difíceis do colégio, Gancho escolhe Nina como a garota que Lex terá que conquistar, para o desgosto do garoto.
“— A Nina? Você bebeu e bateu com a cabeça?
— Qual é cara!? A mina é uma gata. – Gancho incita, divertindo-se.

— A garota mais parece um cavalo selvagem! Ela é intocável, Gancho!”
Lex é relutante em aceitar, por isso Gancho espalha a notícia entre os outros garotos e tenta conseguir a maior quantidade de dinheiro que puder. Então a notícia vaza e chega até Nina, que arma o maior barraco para cima de Alexandre. Depois de muita confusão, desistência e insistência, Lex é surpreendido por uma contra-aposta lançada pela própria Nina: o terceiro ano do Colégio Prisma fará uma viagem de sete dias a Ilha Inamorata,e se Lex fazer com que ela se apaixone por ele nesse período, então ela mesma pagará os seis mil reais que ele precisa para consertar a moto.
"— Acha mesmo que eu posso me apaixonar por Lex? Enlouqueceu? - Nina se altera.
— Acho sim. Esse é um jogo perigoso e você está brincando com fogo. - Nathi dispara."
Nina fez o que fez por achar impossível apaixonar-se por Lex, enquanto ele relutantemente aceitou a contra-aposta depois de ser chantageado por Bárbara, também conhecida como kibiscate, a patricinha mor que se diz apaixonada por Lex e que planeja usar ele e a aposta para se vingar de Nina.

Na Ilha Inamorata Gancho faz planos para ajudar Lex a vencer a aposta, enquanto do outro lado às amigas de Nina fazem o mesmo por ela. No entanto, Lex e Nina começam se envolver aos poucos e tudo se torna confuso. Suas ações certamente têm a ver com a aposta e nada mais, mas o que são essas sensações que ambos têm quando estão perto um do outro? Não é paixão... ou será que é?

Para ficarem juntos Lex e Nina deverão deixar o orgulho de lado, serem honestos consigo mesmos e assumir seus sentimentos. E claro, não podemos esquecer-nos de Bárbara. A vilã está aprontando alguma e Lex deve descobrir o que é, não só para acabar com a chantagem, mas também para proteger Nina e qualquer chance que ele tenha de um relacionamento com ela.

"A Aposta" é um romance divertidíssimo, perfeito para quem procura por uma descontração. A escrita é leve e os personagens, assim como a narradora (é em terceira pessoa), são carismáticos e tudo isso junto transforma a história em algo deliciosamente envolvente, o que faz com que a leitura seja rápida.

Lex e Nina são protagonistas que conseguem manter as coisas bem interessantes para o leitor. Literalmente desde o começo percebemos como as coisas são entre os dois, que vivem implicando um com o outro, como se o santo de um não batesse com o do outro.
“Estão me acompanhando? Pois então, é bem provável que o barulho do tapa desferido por Nina em Lex tenha feito o caminho inverso, reverberando nas bordas da galáxia, alcançando até mesmo nossa vizinha, Andrômeda.”
Pensando no livro como um todo eu digo que ele não é tão surpreendente, na verdade a história é em grande parte clichê. Os acontecimentos inesperados ficam por parte da vilã Bárbara. Não que a vingança dela seja algo inimaginável, porém eu deduzi que os protagonistas se safariam e ainda fariam com que a kibiscate se desse mal, porém no final das contas nem tudo saiu como eu esperava.

Quanto ao trabalho da Novo Conceito, mais uma vez fiquei super satisfeita. O texto tem um tamanho e fonte de letra que são bons para leitura e a diagramação também está impecável. Outro charme são os capítulos, cada um possui um título que é como uma introdução muito direta ao que se segue nas próximas páginas.

O fato de a narrativa seguir uma linha já conhecida (um garoto, uma garota, uma aposta e os inevitáveis sentimentos amorosos) não tira o brilho dela. Os personagens são bem construídos e ao longo do livro encontrei trechos que me arrancaram boas risadas. É uma leitura fácil, que consegue prender a atenção do leitor logo nas primeiras frases e mantê-lo ligado na história até a última página. Com certeza recomendo.
“A Grande Aposta será lançada.
Lex x Nina.

Amanhã, no pátio do colégio. 

Venham com a carteira recheada de notas altas.”

Clique aqui e baixe um trecho do livro, disponibilizado no site da NC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário