domingo, 24 de agosto de 2014

[RESENHA] "SE EU FICAR", DE GAYLE FORMAN

Nome: Se Eu Ficar (If I Stay)
Autora: Gayle Forman
Série: Se Eu Ficar #1
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Buscapé
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.

Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...

Resenhas | Série “Se Eu Ficar”


 


Eu terminei de ler o livro já tem uma semana e meia, e o meu coração ainda está despedaçado pela história de Mia. Minha leitura foi praticamente toda feita dentro do ônibus no caminho de ida e volta da faculdade, e a cada três parágrafos eu tinha que parar e respirar para não desabar em lágrimas na frente de tantas pessoas.

Mia é uma musicista clássica em uma família de rockeiros. O pai é ex-membro de uma banda de rock, a mãe é louca pelo gênero e o caçula da família, Teddy, está seguindo os passos dos pais no quesito gosto musical. Apesar de existir alguns momentos em que se sente como um peixe fora d'água Mia é muito apegada a sua família, recorrendo constantemente aos conselhos dos pais quando tem dúvidas sobre a carreira musical, seu futuro e principalmente, sobre seu relacionamento com Adam.

Aliás, Adam também é um amante do rock, sendo vocalista de uma banda em ascensão. O cara é bem popular e tem um número considerável de garotas na escola que não pensariam duas vezes antes de ficar com ele. Mia é insegura quando ao relacionamento, no começo ela não entende como um cara tão legal pode se interessar por ela. Mas ambos tem em comum uma coisa que as outras garotas não tem: a verdeira paixão pela música.

Mas então tudo muda quando Mia e sua família sofrem um acidente de carro, que acaba por ser fatal para seus pais. Ela e Teddy são encaminhados para o hospital, sendo que ela é enviada para Portland em estado de coma.

Após o acidente de alguma forma Mia "sai" de seu corpo. Ela consegue ver todo o local do acidente e passa a acompanhar seu corpo inconsciente por todo lado, vendo o que está sendo feito e quem está com ela.

A história se intercala entre a realidade da Mia fantasma, e suas lembranças com a família agora morta.
“A polícia acendeu pequenas chamas ao longo da área do acidente e instrui os carros que vêm em ambos os sentidos para que façam o retorno, pois a pista está fechada [...] Elas saem dos seus carros, protegendo-se do frio com seus próprios braços, e se aproximam da cena. Depois, desviam o olhar, algumas delas choram e uma mulher passa mal. E, mesmo sem saber quem somos e o que aconteceu, elas rezam por nós. Posso sentir suas orações.”
Ela não sabe porque está nessa situação ou como sair disso mas depois de um tempo ela descobre que, se vai viver ou morrer depende exclusivamente dela. É a partir dai que a personagem passa a avaliar suas escolhas. Como ela pode deixar Adam, sua melhor amiga Kim e o resto da família que ainda vive? Mas ela conseguiria viver em um mundo onde a família com quem cresceu já não existe?
“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha. [...] Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim.”
São escolhas difíceis mas assim é a vida. Ela é feita de momentos felizes e tristes, vitórias e derrotas. Seja como for, a vida segue apesar de tudo e o que resta é o aprendizado que você pode tirar disso.
“Percebo agora que morrer é fácil. Viver que é difícil.”
Cada momento do livro é emocionante e faz você refletir sobre as pequenas coisas da vida. A morte chega para todos e essa é a única certeza que temos, porém ela também chega de forma totalmente inesperada, para qualquer pessoa. "Se Eu Ficar" nos faz repensar a nossa maneira de viver, porque nada dura para sempre e os bons momentos nunca voltam, não importa o quando desejamos.
“Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.”
A autora Gayle fez um trabalho incrível. Você é transportada para a história e consegue sentir a dor de Mia, é impossível não se emocionar com suas lembranças. Através delas podemos ver o quão difícil será se acostumar a nova vida se ela ficar, já que ela era muito apegada a sua família, mesmo quando se sentia deslocada por ser a única a não gostar de rock. Eu senti toda a felicidade, tristeza, o peso das escolhas e claro, a angústia da protagonista. 

Recomendo a todos esse livro, porque acho que essa história maravilhosa precisa ser lida, conhecida e contada.
“A perda será uma grande dor, o tipo que não parece muito real num primeiro momento, mas que depois consegue tirar o nosso fôlego. [...] E aposto que ela vai ser uma pessoa mais forte diante de situações difíceis por causa do que ela perdeu hoje. Sinto que quando se passa por uma situação como essa, você se torna meio que invencível.”



Clique aqui e baixe um trecho da obra, disponibilizado no site da NC.

8 comentários:

  1. Olááá!
    aaaai meu deus!
    como me apaixonei por Mia! pelos seus momentos do passado... suas indagações... POR AAAAADAM!
    amei esse livro. e isso que normalmente quando estou com muitas espectativas o livro deixa a desejar... mas NAO foi o caso!
    amei !
    Adorei a resenha! me identifiquei em diveersos pontos!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é maravilhoso <3 Me apaixonei por cada personagem, até mesmo pelas enfermeiras que são tão boas para Mia, e o que dizer do Adam?? Perfeito!! ♥-♥
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada por visitar e comentar ;D
      Xx

      Excluir
  2. Como sempre adorei sua resenha e influenciado por você já comprei meu livro, mas só pretendo ler depois de ver o filme. A sequencia do livro é Para Onde Ela Foi e já vi em pré-venda na Saraiva por R$ 20,00 e estará disponível dia 15 de outubro, acho que vou esperar o segundo sair para eu ler só assim não vou ter que esperar!

    Até mais. :*
    http://re-viewx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alisson < 3 Eu mal posso esperar por outubro, para o lançamento do livro. Embora eu não me aguentei e me arrisquei no inglês mesmo Kk Deu para entender algumas coisinhas, mas quero mesmo o livro em português em minhas mãos (ou o e-book, que é mais fácil para mim).
      Estou muito ansiosa para ver o filme, ver Mia e Adam sair do papel. Preparando a caixa de lenços, isso vai ser pior que TFIOS D'=
      Xx

      Excluir
  3. Eu tô muito ansiosa pra ler o livro e assistir o filme (na verdade, meu livro chegou hj mas eu nao fui buscar). Gostei muito da sua resenha, parabéns.
    http://kamilacavalcante.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kamila. Fico feliz que tenha gostado da resenha ^^ Estou super ansiosa pelo filme, invejinha de quem mora em cidades com cinemas "pontuais"

      Excluir
  4. Nunca li, só assisti o filme... Mas confesso que sua resenha me deixou com vontade de ler o livro hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a você que leia. Me emocionou bastante o livro, mais que o filme. Quando assisti ao trailer achei que me acabaria de chorar quando finalmente visse a adaptação, mas com certeza chorei muito mais com o livro. Palavras fazem uma grande diferença. <3

      Excluir